SERVIÇOS E SOLUÇÕES

Oferecemos um atendimento 360º em soluções para armazenamento de energia, como consultoria e assessoria, desenvolvimento e implementação de projetos, desenvolvimento de software e formação gerencial sobre o mercado e suas tecnologias.

CONSULTORIA E ASSESSORIA

Dimensionamento e especificação técnica de sistemas de armazenamento;

Comissionamento, instalação e operação/manutenção de sistemas de armazenamento;

Consultoria técnica sobre temas relacionados a oportunidades e regulação na área de armazenamento.

PROJETOS

Baseado na consultoria inicial, oferecemos duas modalidades de projetos:

Armazenamento como serviço: infraestrutura de geração e gestão de energia elétrica, por muito importante que seja, às vezes não é considerada como área prioritária para investimentos pelos nossos clientes. Por isto estamos oferecendo a modalidade de armazenamento como serviço, ou seja nós investimentos na sua solução de armazenamento e o disponibilizamos para sua empresa através de um contrato de locação. Desta forma, transformamos investimentos (capex) em despesas (opex).

Armazenamento como investimento: para aqueles clientes que desejam investir em soluções de armazenamento, nós coordenamos e supervisionamos todas as etapas do projeto, desde a elaboração do projeto básico de engenharia até o comissionamento do sistema.

Ferramentas para dimensionamento e gestão de energia.

ENERSMART

A fim de garantir a excelência em seus projetos, a NewCharge possui o seu próprio departamento de desenvolvimento de soluções em software. 

O EnerSmart reúne a expertise da NewCharge em um ecossistema que auxilia em todo o pipeline de projetos com sistemas de armazenamento, desde a fase de concepção – através de ferramentas analíticas de dimensionamento do sistema – até a fase de operação, com softwares de monitoramento, controle e otimização energética.

NEWCHARGE ACADEMY

Uma plataforma de integração e formação voltada para o setor de armazenamento de energia. 

Oferecemos cursos, conteúdos exclusivos e uma comunidade de profissionais, capacitando especialistas e conectando-os com as últimas tendências e tecnologias. Nossa missão é proporcionar conhecimento e oportunidades para que os profissionais possam se destacar e acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas e regulatórias do setor elétrico.

Fazenda Cocos - BA
Tipo: Off-grid

Descrição do Projeto: 2 projetos Off-grid renováveis (solar, bateria e gerador) dedicados ao atendimento de alojamento e poço de fazenda no interior da Bahia, em localidade sem atendimento pela distribuidora de energia.

Casos de Sucesso

Projeto EMS - SC
Tipo: P&D

Descrição do Projeto: Projeto voltado ao desenvolvimento de EMS (Energy Management System) para gestão de um sistema de armazenamento de baterias de íons de lítio.

Desenvolvimento dos algoritmos do load shifting, peak shaving, operação Off-grid, além de interface de usuário.

2ª Vida - SC
Tipo: P&D

Descrição do Projeto: Parceria de pesquisa e desenvolvimento voltada ao reaproveitamento de baterias tracionárias de veículos elétricos. Instalada junto a um banco de baterias de referência nova. Projeto faz parte do programa estratégico da ANEEL nº 21/2016.

TECNOLOGIAS DE ARMAZENAMENTO DE ENERGIA

Quando se fala em baterias, muitas pessoas pensam em acumuladores de chumbo-ácido usados em automóveis ou em pequenas células de ions de lítio usados em celulares, tablets e notebooks. Mas a verdade é um pouco mais complexa.

 Veja a seguir uma breve seleção de tecnologias de baterias.

Baterias de íons de lítio

O lítio é o mais leve de todos os metais e possui um grande potencial eletroquímico. Baterias de lítio atingem densidades de energia extraordinárias. Por motivos de segurança, o lítio metálico foi substituído por uma solução não metálica usando íons de lítio. Este tipo de baterias é seguro, desde que os limites de tensão e corrente sejam respeitados.

As primeiras pesquisas com baterias de lítio se iniciaram no início do século 20, mas foi o químico norte-americano John B. Goodenough quem desenvolveu durante a década dos anos 80 o tipo de bateria de lítio, que mais tarde se tornou base do sucesso mundial desta tecnologia – as baterias com ânodo de lítio e óxido de cobalto. Em 2019 Goodenough recebeu o Prêmio Nobel de Química pelo seu trabalho pioneiro na área de baterias. Nascido em 1922, é o cientista mais idoso a receber este prêmio.

Além da sua elevada densidade energética, baterias de lítio também se destacam por uma vida útil muito longa e uma elevada eficiência. Seu preço tem caído em 90% desde 2010 e está ficando cada vez mais próximo das baterias de chumbo-ácido.

Atualmente, estão sendo comercializadas várias tecnologias de lítio, incluindo LFP, NMC e NCA. Clique aqui para maiores informações.

Por motivos de segurança, o lítio metálico foi substituído por uma solução não metálica usando íons de lítio. Este tipo de baterias é seguro, desde que os limites de tensão e corrente sejam respeitados.

As primeiras pesquisas com baterias de lítio se iniciaram no início do século 20, mas foi o químico norte-americano John B. Goodenough quem desenvolveu durante a década dos anos 80 o tipo de bateria de lítio, que mais tarde se tornou base do sucesso mundial desta tecnologia – as baterias com ânodo de lítio e óxido de cobalto. Em 2019 Goodenough recebeu o Prêmio Nobel de Química pelo seu trabalho pioneiro na área de baterias. Nascido em 1922, é o cientista mais idoso a receber este prêmio.

Além da sua elevada densidade energética, baterias de lítio também se destacam por uma vida útil muito longa e uma elevada eficiência. Seu preço tem caído em 90% desde 2010 e está ficando cada vez mais próximo das baterias de chumbo-ácido.

Atualmente, estão sendo comercializadas várias tecnologias de lítio, incluindo LFP, NMC e NCA. Clique aqui para maiores informações.

Baterias de fluxo

Uma bateria de fluxo é um dispositivo de armazenamento eletroquímico que incorpora alguns aspectos de células de combustível. Um eletrólito líquido é bombeado em um dispositivo consistindo de eletrodos positivos e negativos, separados por uma membrana. Os íons atravessam a membrana e é esta troca iônica entre os eletrodos que gera a corrente elétrica. A maioria das baterias de fluxo comercialmente disponíveis usa eletrólitos contendo ácido de enxofre e sal de vanádio, porém existem também outras formulações. Os eletrodos geralmente são feitos de placas de grafite.

 

Baterias de fluxo se destacam por uma vida útil acima de 10 anos e tempo de descarga muito longo.

Um eletrólito líquido é bombeado em um dispositivo consistindo de eletrodos positivos e negativos, separados por uma membrana. Os íons atravessam a membrana e é esta troca iônica entre os eletrodos que gera a corrente elétrica. A maioria das baterias de fluxo comercialmente disponíveis usa eletrólitos contendo ácido de enxofre e sal de vanádio, porém existem também outras formulações. Os eletrodos geralmente são feitos de placas de grafite.

Baterias de fluxo se destacam por uma vida útil acima de 10 anos e tempo de descarga muito longo.

Baterias de chumbo ácido

Inventado pelo físico francês Gaston Planté em 1859, a bateria de chumbo ácido foi a primeira bateria recarregável para uso comercial. Apesar de sua idade avançada, a química do chumbo continua sendo utilizada amplamente. Existem boas razões para sua popularidade; é uma tecnologia confiável e barata, e isso torna a bateria econômica para automóveis, empilhadeiras, aplicações marítimas e fontes de alimentação ininterruptas (UPS).

 

As principais limitações de baterias de chumbo ácido são: vida útil curta, baixa eficiência e toxicidade elevada (chumbo).

Apesar de sua idade avançada, a química do chumbo continua sendo utilizada amplamente. Existem boas razões para sua popularidade; é uma tecnologia confiável e barata, e isso torna a bateria econômica para automóveis, empilhadeiras, aplicações marítimas e fontes de alimentação ininterruptas (UPS).

As principais limitações de baterias de chumbo ácido são: vida útil curta, baixa eficiência e toxicidade elevada (chumbo).

Baterias de níquel cádmio

Durante 50 anos, dispositivos portáteis dependiam quase exclusivamente de baterias de níquel-cádmio (NiCd), os quais foram substituídos, a partir dos anos 90, por baterias de níquel-metal-hidreto (NiMH) as quais são menos tóxicas do que as baterias tradicionais de NiCd.

 

Até hoje, baterias de NiCd e NiMH estão sendo valorizadas pela sua robustez e continuam sendo amplamente usadas no setor de aviação, no entanto elas requerem cuidados adequados para obter longevidade. Ambas sofrem do chamado ‘efeito memória’ que causa perda de capacidade caso a bateria não receber um ciclo de descarga completo de vez em quando. Além disto, este tipo de bateria apresenta elevadas taxas de auto-descarga, podendo chegar até 20% durante as primeiras 24 horas após carregamento.

Um eletrólito líquido é bombeado em um dispositivo consistindo de eletrodos positivos e negativos, separados por uma membrana. Os íons atravessam a membrana e é esta troca iônica entre os eletrodos que gera a corrente elétrica. A maioria das baterias de fluxo comercialmente disponíveis usa eletrólitos contendo ácido de enxofre e sal de vanádio, porém existem também outras formulações. Os eletrodos geralmente são feitos de placas de grafite.

Baterias de fluxo se destacam por uma vida útil acima de 10 anos e tempo de descarga muito longo.

Quer saber mais sobre as tecnologias e o mercado de Armazenamento de Energia?

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